Dezessete de abril de dois mil e dezesseis. O dia em que o Brasil mostrou a sua cara.
segunda-feira, 18 de abril de 2016
Filme de terror
O dia amanheceu sombrio, apesar do sol que brilha lá fora.
Hoje não dá pra ouvir bossa nova. A alma tá triste; o coração, partido.
Nuvens ameaçadoras cobrem o céu azul.
A alegria, doce criança, foi raptada pelo abominável senhor das trevas, comandante do exército dos ratos.
Tristeza que não tem fim.
Cadê os alquimistas para nos livrar dessa gente sórdida?
Salve, Jorge. Saravá, Vinicius de Moraes.
Deus e o diabo na terra do sol. Mas eu só vi a cara do diabo, e ela é feia. Cadê Deus?
As bestas do apocalipse estão soltas.
Os lobos uivam de gozo em plena luz do dia.
Nosferatu, vampiro da noite, sem mais temer a claridade do dia, arreganha os dentes pra fazer mais uma vítima.
Filme de terror.
Ressuscita-me, por favor.
© Siomara Spinola

Hoje não dá pra ouvir bossa nova. A alma tá triste; o coração, partido.
Nuvens ameaçadoras cobrem o céu azul.
A alegria, doce criança, foi raptada pelo abominável senhor das trevas, comandante do exército dos ratos.
Tristeza que não tem fim.
Cadê os alquimistas para nos livrar dessa gente sórdida?
Salve, Jorge. Saravá, Vinicius de Moraes.
Deus e o diabo na terra do sol. Mas eu só vi a cara do diabo, e ela é feia. Cadê Deus?
As bestas do apocalipse estão soltas.
Os lobos uivam de gozo em plena luz do dia.
Nosferatu, vampiro da noite, sem mais temer a claridade do dia, arreganha os dentes pra fazer mais uma vítima.
Filme de terror.
Ressuscita-me, por favor.
© Siomara Spinola

domingo, 20 de março de 2016
MANIFESTO TRANSMUTOFÁGICO
O Brasil que
eu quero é um país onde predomine a liberdade de pensamento,
aliada ao respeito ;
um país onde não haja espaço para o ódio, o fascismo, a segregação
de qualquer tipo ou facção;
um país onde todos tenham direito à dignidade,
onde haja verdadeira igualdade (apesar das diferenças);
um país livre de preconceitos, livre do machismo,
da misoginia, da homofobia,
da violência, da intolerância,
da ignorância;
um país onde a cultura, a arte e a leitura prevaleçam sobre o consumo,
onde a aquisição de conhecimento tenha mais valor do que a aquisição de mercadoria;
um país onde conhecer Hegel, Nietzsche e Espinosa,
ler Clarice, Machado e Guimarães Rosa
dê mais status do que ter carro novo na garagem e viajar para Miami;
um país onde o imperecível deleite de ouvir boa música
supere o prazer efêmero de fazer compras no shopping;
um país com mais Tomzés e menos Micheis Telós,
com mais maracatu e menos brucutu,
com mais amor e bossa nova,
menos maldade e brutalidade,
com mais antropofagia e menos acefalia;
um país onde a reflexão ocupe o lugar das falas prontas,
onde ideias vivas substituam ideias mortas;
um país onde a grande mídia não manipule informação
e não controle a mente da população;
um país onde haja mais auto-estima, fraternidade e união.
aliada ao respeito ;
um país onde não haja espaço para o ódio, o fascismo, a segregação
de qualquer tipo ou facção;
um país onde todos tenham direito à dignidade,
onde haja verdadeira igualdade (apesar das diferenças);
um país livre de preconceitos, livre do machismo,
da misoginia, da homofobia,
da violência, da intolerância,
da ignorância;
um país onde a cultura, a arte e a leitura prevaleçam sobre o consumo,
onde a aquisição de conhecimento tenha mais valor do que a aquisição de mercadoria;
um país onde conhecer Hegel, Nietzsche e Espinosa,
ler Clarice, Machado e Guimarães Rosa
dê mais status do que ter carro novo na garagem e viajar para Miami;
um país onde o imperecível deleite de ouvir boa música
supere o prazer efêmero de fazer compras no shopping;
um país com mais Tomzés e menos Micheis Telós,
com mais maracatu e menos brucutu,
com mais amor e bossa nova,
menos maldade e brutalidade,
com mais antropofagia e menos acefalia;
um país onde a reflexão ocupe o lugar das falas prontas,
onde ideias vivas substituam ideias mortas;
um país onde a grande mídia não manipule informação
e não controle a mente da população;
um país onde haja mais auto-estima, fraternidade e união.
Esse é o
país que eu quero,
verde-amarelo,
mas também azul e branco, vermelho, rosa, preto, laranja, marrrom, cinza, lilás, furta-cor.
verde-amarelo,
mas também azul e branco, vermelho, rosa, preto, laranja, marrrom, cinza, lilás, furta-cor.
Talvez eu
seja uma sonhadora, mas também tenho meus pés no chão,
e sei que a liberdade de expressão
não tem preço, não tem, não.
e sei que a liberdade de expressão
não tem preço, não tem, não.
© Siomara
Spinola
sexta-feira, 11 de março de 2016
Quem avisa amigo é
Não é por nada, não... mas é a verdade que não quer calar.
Bom, pra começar, vamos com calma... Eu não sou nem pretendo ser a dona da verdade e não confio nem um pouco em gente que pensa que é. Ninguém pode se julgar dono da verdade sem incorrer em grave delito de arrogância e presunção. Acontece que quem avisa amigo é, já diziam os antigos. Então, sem nenhuma intenção de defender a "verdade absoluta" (porque ela nem existe), de ofender ou comprar briga, por favor, mas só pradar um toque amigo pra quem, talvez, quem sabe, de repente, esteja cogitando participar das tais "manifestações", pense bem, pense muito bem, pois pode estar cometendo um ato do qual poderá se arrepender amargamente no futuro, pode estar contribuindo para dar munição a golpistas e cobertura a corruptos. Tem muita gente safada querendo se safar jogando a batata quente na mão dos outros, metaforicamente falando. Com todo o respeito a quem pensa o contrário, mas esses atos de manifesto são visivelmente orquestrados por gente mal intencionada, que não quer combater a corrupção, mas, sim, salvar a própria pele. Até mesmo um conhecido jornalista, que prefiro não nomear, de "tendências direitistas", vamos dizer assim, pra ser politicamente correta, admitiu que os políticos precisam derrubar Dilma antes que sejam atingidos pelo mar de lama da operação Lava-Jato e outras mais. Estão desesperados. A febril "temporada de caça" que se vê diariamente na TV mostra o grau de desespero dessa gente. Pois é, não dá pra desconfiar de tanta gana em querer "combater a corrupção"? Hahaha... faz-me rir. Corrupto denunciando corrupção é como o roto rindo do esfarrapado. Por isso é preciso tomar cuidado pra não cair na armadilha ardilosamente preparada. Eu pulo fora. Quem avisa amigo é...
Bom, pra começar, vamos com calma... Eu não sou nem pretendo ser a dona da verdade e não confio nem um pouco em gente que pensa que é. Ninguém pode se julgar dono da verdade sem incorrer em grave delito de arrogância e presunção. Acontece que quem avisa amigo é, já diziam os antigos. Então, sem nenhuma intenção de defender a "verdade absoluta" (porque ela nem existe), de ofender ou comprar briga, por favor, mas só pradar um toque amigo pra quem, talvez, quem sabe, de repente, esteja cogitando participar das tais "manifestações", pense bem, pense muito bem, pois pode estar cometendo um ato do qual poderá se arrepender amargamente no futuro, pode estar contribuindo para dar munição a golpistas e cobertura a corruptos. Tem muita gente safada querendo se safar jogando a batata quente na mão dos outros, metaforicamente falando. Com todo o respeito a quem pensa o contrário, mas esses atos de manifesto são visivelmente orquestrados por gente mal intencionada, que não quer combater a corrupção, mas, sim, salvar a própria pele. Até mesmo um conhecido jornalista, que prefiro não nomear, de "tendências direitistas", vamos dizer assim, pra ser politicamente correta, admitiu que os políticos precisam derrubar Dilma antes que sejam atingidos pelo mar de lama da operação Lava-Jato e outras mais. Estão desesperados. A febril "temporada de caça" que se vê diariamente na TV mostra o grau de desespero dessa gente. Pois é, não dá pra desconfiar de tanta gana em querer "combater a corrupção"? Hahaha... faz-me rir. Corrupto denunciando corrupção é como o roto rindo do esfarrapado. Por isso é preciso tomar cuidado pra não cair na armadilha ardilosamente preparada. Eu pulo fora. Quem avisa amigo é...
Sexta-feira chuvosa
Reativando o blog, depois de tanto tempo...
Desculpem não dizer um bom dia nesta bela sexta-feira chuvosa e fresquinha. Eu realmente gostaria de me abster de comentários e fazer de conta que nada está acontecendo, mas tem horas que não dá... Independentemente de filiação partidária (aliás, no momento, deixo claro que não tenho nenhuma), essa "caça ao Lula" está simplesmente ridícula, mas, ao mesmo tempo, assustadora. Eu não vejo TV, mas, às vezes, quando estou na academia, eu me deparo com o JN (socorro!) e, com o rabo dos olhos, vejo cenas de um filme de terror. É perseguição na cara dura. Ontem mesmo eu li de relance uma frase inacreditável, que eu nem lembro mais qual foi; minha memória seletiva deletou. A questão não é de justiça, mas de caçada implacável, de sede de vingança, seja lá qual for o bode expiatório. Antes o alvo principal era a Dilma, agora o ódio se voltou contra o Lula. Sempre é preciso ter um "culpado" pra malhar. Se estivéssemos dois mil anos atrás, com certeza iriam querer pregar o Lula na cruz. E a população, ensandecida por essa lavagem cerebral, principalmente, da Globo e da Veja, quer ver sangue. Ao meu redor, ouço pessoas dizendo coisas que me deixam estupefata, tamanha a falta de reflexão, de bom senso, de pensamento próprio. Não passam de discursos prontos, copiados e vomitados. Um bando de papagaio de pirata repetindo o que ouve no "noticiário", se achando super bem informado. Ohhhh! Perdoai, senhor, eles não sabem o que fazem... nem o que dizem. Inocentes úteis. Ai, que tristeza, que vergonha alheia...
Desculpem não dizer um bom dia nesta bela sexta-feira chuvosa e fresquinha. Eu realmente gostaria de me abster de comentários e fazer de conta que nada está acontecendo, mas tem horas que não dá... Independentemente de filiação partidária (aliás, no momento, deixo claro que não tenho nenhuma), essa "caça ao Lula" está simplesmente ridícula, mas, ao mesmo tempo, assustadora. Eu não vejo TV, mas, às vezes, quando estou na academia, eu me deparo com o JN (socorro!) e, com o rabo dos olhos, vejo cenas de um filme de terror. É perseguição na cara dura. Ontem mesmo eu li de relance uma frase inacreditável, que eu nem lembro mais qual foi; minha memória seletiva deletou. A questão não é de justiça, mas de caçada implacável, de sede de vingança, seja lá qual for o bode expiatório. Antes o alvo principal era a Dilma, agora o ódio se voltou contra o Lula. Sempre é preciso ter um "culpado" pra malhar. Se estivéssemos dois mil anos atrás, com certeza iriam querer pregar o Lula na cruz. E a população, ensandecida por essa lavagem cerebral, principalmente, da Globo e da Veja, quer ver sangue. Ao meu redor, ouço pessoas dizendo coisas que me deixam estupefata, tamanha a falta de reflexão, de bom senso, de pensamento próprio. Não passam de discursos prontos, copiados e vomitados. Um bando de papagaio de pirata repetindo o que ouve no "noticiário", se achando super bem informado. Ohhhh! Perdoai, senhor, eles não sabem o que fazem... nem o que dizem. Inocentes úteis. Ai, que tristeza, que vergonha alheia...
quarta-feira, 9 de abril de 2014
sexta-feira, 12 de abril de 2013
A utopia
"Quando algo é uma utopia, senão a partir do instante em que se pergunta sobre seu futuro ou sobre a possibilidade de sua efetuação? Deixe isto de lado; a revolução não tem futuro, e muito menos precisa de passado. Pense-se no evento, no acontecer dela.
Um escritor não deve considerar a pátria como uma coisa pronta. Pelo contrário, admitir que sua obra colabora para dar consistência, força e beleza à Pátria - e que esta, se distingue pelos trabalhos de seus artistas e cientistas, de seus pensadores."
Cláudio Ulpiano
Um escritor não deve considerar a pátria como uma coisa pronta. Pelo contrário, admitir que sua obra colabora para dar consistência, força e beleza à Pátria - e que esta, se distingue pelos trabalhos de seus artistas e cientistas, de seus pensadores."
Cláudio Ulpiano
Assinar:
Postagens (Atom)